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AUTOMAÇÃO: deixe a tecnologia trabalhar por você

Você ainda está usando blocos, cadernos, muitos arquivos com anotações, agenda telefônica, agenda de papel? Esse kit todo está com os dias contados. Pelo menos para os corretores mais conectados com o nosso tempo. Nada contra os métodos tradicionais de cadastro de clientes – eles foram eficientes - mas com tantos avanços tecnológicos no processamento de informações, sai na frente quem se atualiza e consegue usar a automação digital a seu favor.

Você consegue se lembrar de todos os clientes que atendeu durante a semana nas visitas ou no estande de vendas? Consegue dar retorno a todos, de acordo com as preferências pessoais, o orçamento e as características mais marcantes a serem exploradas em contatos futuros? Se o volume de informações for grande e se suas anotações estiverem apenas no papel será fácil se perder mesmo que você seja muito organizado. E não é apenas uma questão de tabelamento de dados - você provavelmente já digitalizou e organizou tudo em planilhas e até em grupos de clusters (segmentos de público). Mas e agora? Agora, é hora de fazer essa organização digital começar a trabalhar por você. Exatamente o que você leu. Faça suas planilhas trabalharem por você.

Chegou o momento da automação digital

A Gestão de Relacionamento com o Cliente, mais conhecida pela sigla, em inglês, CRM – Customer Relationship Management – é uma ferramenta que possibilita melhor gerenciamento das informações sobre o seu cadastro de clientes e o que eles procuram.  Muitos profissionais já o conhecem e as aplicações do CRM estão sempre em evolução.  

No sistema, o vendedor registra todos os dados do cliente, o perfil, as preferências e todas as características do imóvel que ele busca como o bairro de interesse, o número de dormitórios, etc. O aplicativo ou software permite ainda registrar o relatório de atendimento onde constam o agendamento das visitas, reuniões, assuntos conversados, a negociação. Mas não é só isso.

Imagine que o cliente relata no momento da visita que aguarda o recebimento de uma herança para comprar o imóvel e que ela deve ser liberada em até seis meses. A informação é valiosa para o vendedor que deverá monitorar o cliente e fazer contatos constantes. O aplicativo irá lembrá-lo automaticamente destas tarefas. A ferramenta de automação auxilia o corretor a acompanhar mais de perto o cliente durante todo o processo que vai da manifestação de interesse pela compra de um imóvel até sua aquisição. Um acompanhamento que pode durar meses e poderia se perder em meio à rotina.  

 Outros exemplos de automação digital

Além de aplicações no próprio CRM, outros aplicativos para gerenciamento de negócios ajudam a executar tarefas rotineiras automaticamente. Se o corretor, por exemplo, quiser enviar uma mensagem personalizada de aniversário para seus clientes, há aplicativos que fazem isso de maneira automática, apenas perguntando ao usuário se concorda com aquela ação.

Outra função pode ser o monitoramento da concorrência. Ferramentas do próprio google foram desenvolvidas para criar ‘alertas’ programados, por exemplo, se for noticiado lançamento de um empreendimento imobiliário em determinada localidade. Assim, pode-se saber o que a concorrência tem a oferecer. Isso evita uma tarefa diária em busca de sites para identificar o cenário do mercado.

Vinícius Amato, sócio-proprietário da ANUPAM compara as facilidades do sistema de automação aos benefícios que a mecanização das lavouras trouxe ao agricultor no campo. A substituição de tarefas manuais por tecnologias aumentou a produção no campo e o agricultor teve mais tempo para cuidar de seu negócio. Com a automação digital de tarefas, o corretor consegue também aumentar a produtividade e alcançar resultados mais efetivos, tendo mais disponibilidade para montar estratégias e melhorar as vendas.   

Plataforma Mais ANUPAM: maior eficiência de gestão e inteligência nos negócios 

A inovação tecnológica é um dos pilares da ANUPAM.  Por isso, o investimento na área é constante. A eficiência na gestão da tecnologia da informação otimiza os processos da empresa e gera mais resultados. 

A plataforma Mais Anupam é um sistema integrado de informações que reúne diferentes áreas no mesmo ambiente e foi desenvolvido especialmente para atender as demandas da empresa.  

“Hoje, o mercado entende que cada um faz o seu. E o grande ponto é que, de certa forma, nem todas as empresas entendem que a junção de dados ou de vários dados é que vai dar um grande resultado”, explica o diretor comercial da Anupam Marcos Alba. 

De acordo com Alba, a plataforma Mais Anupam permite gerar visualizações para situações e gestões de dados diferentes. É uma ferramenta multidisciplinar com dashboards (painéis com métricas e indicadores) personalizados para cada área, integrando resultados de vendas, do marketing, do comercial e, em breve, do financeiro. 

“O incorporador, por exemplo, tem acesso em tempo real aos resultados da empresa. Ele não precisa mais marcar uma reunião conosco. Agora, basta entrar no sistema com um login e senha.” 

Outro ponto importante é  captação e gerenciamento de leads. Há um controle para manter os corretores fiéis aos clientes cadastrados durante todo o tempo necessário ao atendimento - da captação à compra do imóvel - sem que haja riscos de substituições indesejadas. 

Além disso, é possível filtrar os interesses do cliente, o que ajuda no direcionamento de ações e abordagens. Nada de disparos de e-mails marketing para quem não quer recebê-los. A ideia é entender qual é o melhor caminho a trilhar para que se possa fazer o contato com o cliente de forma mais inteligente. 

Os sistemas são criptografados com total garantia de segurança.

Uma ferramenta futurística, cada vez mais sendo ajustada aos ambientes e direcionada para as metas e objetivos do negócio e de todos os envolvidos. 

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