ANUPAM

CATEGORIAS > DICAS DE VENDAS



CORRA! O MUNDO IMOBILIÁRIO DIGITAL ESTÁ LÁ NA FRENTE! – E VOCÊ PRECISA ALCANÇÁ-LO

Anupam

Entenda o tamanho da revolução e porque você não pode esperar

‘É outro consumidor’, diria qualquer um que tenha trabalhado no ramo comercial nos últimos vinte anos. Os revezes, as mudanças econômicas, a crise mundial, a política e, principalmente ela, a tecnologia, transformaram o até então bem delineado perfil do comprador de bens e serviços. Como conhecer, acompanhar, e, acima de tudo, atender a esse consumidor? O melhor caminho é o mesmo pelo qual passam as ferramentas e softwares: atualize-se! Faça um upgrade no seu jeito de trabalhar.

A pedra fundamental da revolução de consumo tem nome globalizado: internet. Se a rede mundial de computadores começou como uma fonte de pesquisa científica e de troca de informações, hoje, seu poder está concentrado na sua capacidade negocial. De acordo com pesquisa apresentada pelo Google, no final de 2016, o mercado online cresceu cerca de 12% ao ano. A projeção é a de que em 2021, 44% dos usuários de internet terão realizado alguma compra na rede. Compra-se de tudo e em diversas plataformas. 

Os aparelhos celulares são os campeões de uso. Desde o ano passado, há mais smartphones do que habitantes no Brasil. São 230 milhões de celulares ativos no país, segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas de 2019 realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Antes de adquirir produtos, de modo geral, o consumidor pesquisa na internet para validar sua preferência. Ele busca, principalmente, informações sobre preço, características dos produtos, avaliação de especialistas ou de outros consumidores. E quando o produto é de alto valor, como um carro ou um apartamento, a busca se torna ainda mais criteriosa. 

E no nosso mercado?

Segundo a pesquisa Think Real Estate with Google 2013, 60% do processo de compra de um imóvel é on line, considerando desde o primeiro estímulo recebido, passando pela negociação e até a compra.  O interessado acessa em média 5,6 sites imobiliários para obter informações. Eles vão atrás de dados sobre a localização, o trânsito na região, os meios de transporte, a segurança do bairro, o preço dos imóveis, características, fotos e opiniões. E utilizam os sites de imobiliárias, incorporadoras, construtoras, do corretor, do bairro e as redes sociais.

Muito frequentemente, quando vai visitar um imóvel, o cliente já está munido de informações. Cabe ao corretor de imóveis estar também atualizado e bem informado.

Usar as mídias on line para dar maior publicidade aos produtos, trocar informações e estreitar relacionamentos ganha cada vez mais importância na rotina do corretor. É preciso ir onde o cliente está, entender que ele está bem informado. E se preparar para complementar essas informações. Questão de estratégia e planejamento.

O corretor de imóveis digital: usando as mídias a seu favor

O corretor de imóveis digital marca presença em uma ou mais redes sociais (instagram, facebook, linkedin e até no YouTube). Os mais dispostos a investir desenvolvem sites próprios. É preciso entender o perfil do cliente e com base nele desenvolver técnicas para se conectar. Como chamar a atenção, despertar interesse, gerar engajamento, que tipo de conteúdo pode interessar?

No YouTube, o canal Corretor de Conteúdo dá dicas para quem vai começar: para um crescimento mais rápido nas redes sociais é melhor escolher um nicho e desenvolver conteúdo voltado para essa demanda. Outra dica é tentar fazer vídeos e caprichar nas imagens. Os canais permitem maior informalidade e os vídeos podem ser feitos pelo próprio aparelho celular. Enviar um link para seu cliente, com um vídeo real e detalhado de um imóvel garante que ele, inclusive, possa ir se convencendo aos poucos, assistindo várias vezes. 

Especialistas em neurociência afirmam que o cérebro processa imagens e vídeos até 60 mil vezes mais rápido do que o texto. Então, aproveite esse recurso e planeje conteúdos úteis. Mostre o imóvel, a fachada, a localização, o interior. Se o imóvel estiver na planta, vale mostrar o bairro, o terreno, a maquete, fotos em perspectiva. E porque não apresentar ao cliente a sua rotina de corretor? Onde você trabalha, como realiza as visitas técnicas, como são os dias de treinamento, como é um dia no stand de vendas. Os temas podem ser explorados, principalmente, no stories do instagram, no facebook, além do próprio YouTube.

Invista tempo em descobrir ferramentas e aplicativos que ajudam a tornar as fotos mais bonitas (com a utilização de filtros, por exemplo), que descomplicam as edições de vídeo, que ajudam a elaborar uma arte convite para um evento de lançamento. Os recursos são muitos e a cada dia surgem mais novidades.  

Convide seu cliente a te seguir nas redes sociais. Dê a ele dicas do que é bom avaliar antes de comprar o imóvel. Lembre-se que corretor é o especialista que vai conduzir o cliente a fazer o melhor negócio.

Para postagens em sites ou blogs, é importante entender como funciona o uso de palavras-chave nos textos. Elas podem ajudar a trazer mais clientes em buscas orgânicas do Google. Como estar bem posicionado nas buscas sem precisar pagar por isso? Nas redes sociais, o uso adequado de hastags também ajuda na captação de seguidores e possíveis clientes. Ações específicas nos meios digitais podem ser muito relevantes para atrair clientes e alcançar novos negócios.

A comunicação com imobiliárias é de extrema importância, pois o corretor de imóveis necessita atualizar constantemente a situação dos empreendimentos. Além disso, as imobiliárias devem dispor de tecnologia moderna como softwares de CRM e sistemas de atendimento on line para manutenção e fidelização dos leads

O atendimento on line dos sites da imobiliária é outro recurso muito importante. Muitas vezes, é a primeira manifestação de interesse do cliente pelo imóvel. Uma ótima oportunidade para captar leads. Esteja sempre disponível. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rua Groenlândia, 405 Jardim América, São Paulo - SP CEP 01434-000